Páginas

segunda-feira, 17 de março de 2014

Que profissão você pretende seguir? Conheça algumas carreiras

Fisioterapia - O fisioterapeuta é um profissional liberal e membro da equipe de saúde. Exerce a pesquisa e o magistério em disciplinas básicas e aplicadas. Os seus campos de atuação são todos os ramos da saúde, incluindo a atenção preventiva e de família, bem como a atenção curativa e reabilitadora, exercendo suas atividades em clínicas e hospitais públicos e privados, estabelecimentos de ensino, instituições de pesquisa, recreativas e outras, juntamente com a equipe multiprofissional. 

O fonoaudiólogo tem vasto campo profissional e o mercado de trabalho compreende: creches, berçários e escolas, unidades básicas de saúde, hospitais, UTIs, maternidades, home care, casas de repouso e de saúde, consultórios e clínicas, empresas, instituições de assistência e ONGs. Pode, ainda, dedicar-se à docência e à pesquisa, estudando e investigando sobre a comunicação humana em universidades e centros de pesquisa, públicos ou privados. Sua formação compreende disciplinas básicas e profissionalizantes relacionadas com áreas da medicina, psicologia, linguística, pedagogia, odontologia, física acústica e outras e está alicerçada em princípios éticos e bioéticos com vistas à saúde integral do ser humano. 


 O geógrafo ocupa-se com o planejamento territorial, ambiental e regional, podendo ainda contribuir para a área de cartografia, assessorar órgãos públicos no traçado de limites e orientar projetos de empreendimentos turísticos e de desenvolvimento territorial. 

geólogo estuda o planeta Terra, seus materiais e os processos que o afetam. Pode trabalhar com a finalidade de descobrir e desenvolver recursos minerais, hídricos e energéticos, prevenir e remediar desastres naturais, monitorar agentes poluidores e recuperar áreas degradadas. É muito requisitado em empresas que trabalham com extração de petróleo e minérios.

 O historiador pode realizar pesquisas históricas em museus, arquivos e em diferentes instituições públicas e empresas privadas. O curso também prepara profissionais para o exercício do magistério na área de história nos ensinos fundamental, médio e superior. No Brasil, recentemente, o historiador começou a atender uma demanda que é bastante significativa em outros países: a de assessoria e consultoria a empresas privadas, meios de comunicação e órgãos públicos diversos.

 Física - Envolve o estudo da mecânica quântica, e das físicas estatística, nuclear, médica, da matéria condensada, de partículas, de plasmas, do meio ambiente, além da biofísica, da ótica e da fotônica. O profissional é altamente capacitado, com visão abrangente dos problemas científicos e técnicos atuais

 Filosofia - A graduação em filosofia planeja oferecer a visão mais completa possível das questões do pensamento filosófico e do seu movimento histórico. Por meio do estudo aprofundado da história da filosofia e dos temas que são os eixos da reflexão filosófica, visa dar ao aluno uma formação teórica e crítica tanto das questões legadas pela tradição quanto daquelas vinculadas ao mundo contemporâneo. O profissional pode atuar como pesquisador e professor, nos ensinos médio e superior. O bacharel ou licenciado em filosofia pode exercer ainda outras atividades ligadas ao campo cultural.

  Engenharia química - O engenheiro químico é capacitado a executar o projeto, montagem e operação de indústrias químicas, bem como a atuar em áreas correlatas tais como: manutenção, controle e qualidade, marketing, assistência técnica etc. O principal campo de atuação desse profissional é constituído pelas indústrias químicas, abrangendo, além da fabricação de produtos químicos propriamente ditos, também os setores de petroquímica, tintas e pigmentos, detergentes, plásticos e borrachas, celulose e papel, cimento, fertilizantes, alimentos, fármacos, novos materiais, processos biotecnológicos, etc. Outro campo importante é a preservação do meio ambiente, inclusive em campos não ligados diretamente à indústria química, como o tratamento e reciclagem de resíduos urbanos e industriais.

 Engenharia mecânica - O profissional dessa área está capacitado para trabalhar em projetos, na fabricação de produtos e na manutenção e assistência técnica. Ele pode atuar em setores industriais com ênfase na mecânica, como montadoras de automóveis, indústrias de construção de máquinas e equipamentos, indústria petroquímica, aeronáutica, naval e de informática. 

E muito mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥ Regras para comentar ♥

-Não xingue ninguém.
-Não use palavrões.
-Sua opinião será sempre bem vinda!