Páginas

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Porque a gente ri?


Todo mundo fala que rir é o melhor remédio. Mas porque será?

O riso é a resposta que damos ao humor. Muitos pesquisadores acreditam que rimos simplesmente para fortalecer as relações humanas, já que as risadas normalmente rolam quando as pessoas sentem-se à vontade umas com as outras. Existem três teorias que explicam porque sentimos vontade de rir. A primeira delas é a teoria da incongruência, que sugere que o humor ocorre quando a lógica é substituída por elementos que não combinam entre si. É por isso que uma piada se torna engraçada quando esperamos uma coisa e acontece outra. A segunda é a teoria da superioridade, que pode ser explicada quando rimos de situações consideradas erradas, estúpidas ou, até mesmo, a partir do azar da outra pessoa. A terceira e ultima é a teoria do alivio e o melhor exemplo disso é quando buscamos algo engraçado para amenizar um fato ou pensamento que nos faça sofrer.
Por fora
Quando rimos, 15 músculos faciais se contraem e o sistema respiratório é interrompido parcialmente, pois a entrada de ar, pela boca, ocorre de modo irregular. Quando a gente dá uma gargalhada das boas, até os dutos lacrimais são ativados. Já ouviu aquela expressão “chorar de tanto rir?”
Sim, rir é o melhor remédio
Ao perceber os movimentos do corpo se preparando para rir, nosso cérebro libera um neurotransmissor chamado endorfina, que é um analgésico natural – tira a dor e dá a sensação de bem-estar. O mais incrível é que a endorfina pode ser ativada sem que haja um motivo para rir. Basta rir (do nada) e você vai ter uma sensação agradável.      Depois de bater o dedinho do pé na quina da cama, tente rir pra ser se a dor não passa mais rápido! É tiro e queda. E é justamente por isso que muitos psicológicos sugerem a terapia do riso para pacientes com depressão, por exemplo. Com simples exercícios respiratórios  é possível conseguir rir e liberar essa substancia.
Por dentro
Os cientistas sabem que as emoções acontecem no lobo frontal, dentro do cérebro. Porém, a produção do riso está envolvida com varias regiões do cérebro, o que faz a risada ser produzida por um circuito que percorre varias áreas da cabeça. Quando rimos, aumentamos a quantidade de células que destroem tumores e vírus, assim como as células que produzem anticorpos. Ao mesmo tempo, a pressão arterial abaixa e ocorre um aumento na oxigenação do sangue. A risada oferece uma verdadeira aula de ginástica para o abdome, o aparelho respiratório, a face, as pernas e os músculos das costas.

 E ai gostou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥ Regras para comentar ♥

-Não xingue ninguém.
-Não use palavrões.
-Sua opinião será sempre bem vinda!